segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Eu fui! Barcelona, Espanha

Hola!

Dessa vez vou falar da minha Spanish Experience. Semana passada estive em Barcelona, uma cidade maravilhosa que me encantou e é destino certo para voltar :)

Dessa vez viajei com meus flatmates, fomos em 6 pessoas e assim como da vez que fui para Edimburgo, optei por voar com a Ryanair por causa de uma tarifa mega baixa que encontrei por acaso enquanto estava "fuçando" o site deles (e recomendo que façam o mesmo!).

Pagamos €6 (R$ 13,00 aproximadamente) na passagem de ida e volta. Isso mesmo, esse pequenino valor. Reservei a hospedagem na HostelWorld (€6 por noite), que é bem legal pois traz várias opções de hospedagem, mas isso vale um post exclusivo.

O único porém dessas tarifas econômicas é que não pousamos em Barcelona, mas em Girona que fica a uma hora de ônibus, normalmente é assim com a Ryanair. O ônibus por sua vez custou €22 ida e volta (mais caro que a passagem e hospedagem que ficou em €18). O aeroporto de Girona é bem pequeno e possui apenas uma saída.

Chegando lá perguntei a um senhor se ele falava inglês e a resposta foi um não bem grosseiro, mas como eu estudei espanhol tive a primeira oportunidade de usá-lo e nem esperava isso! O mais engraçado é que me saí muito bem. E assim foi por toda a viagem. Percebi que eles são orgulhosos da nação deles e evitam qualquer americanismo e a língua faz parte disso. Então se você planeja (e deve) ir para Barcelona, treine seu espanhol. Além de espanhol, a capital da Catalunha preserva o catalão que pode ser visto em placas e em alguns casos ela aparece sem a tradução em espanhol. Infelizmente o mesmo não ocorre na Irlanda, pois o gaélico está caindo no esquecimento, pelo menos no leste da Irlanda. 

Embarcamos na terça e para nossa surpresa o tempo estava lindo tanto em Dublin quanto em Barcelona, retornamos na quinta e ficou na bagagem as fotos e a saudade dessa bela cidade. Vamos às fotos!

Essa é a nossa querida Fair City vista do alto, o dia estava lindo e deu para ver ali do alto tudo que vemos diariamente aqui embaixo :)
Fomos recebidos pelo Arco do Triumfo, desenhado por Josep Villaseca para a Exposição Universal de 1888, ele representa Barcelona recebendo convidados estrangeiros. Pois é, fui muito bem recebido!
Eu, como bom fã de Lost, sabia que havia um Lost bar temático em Barcelona . Infelizmente estava fechado mas os números estão ali!
O ponto alto de uma viagem a Barcelona é a Sagrada Família.  Ela é o trabalho mais conhecido de Gaudí. Sua construção teve início em 1822 e até hoje não está pronto! Quando pronto será o maior templo católico da Europa. Ir em Barcelona e não visitá-la é não ter estado em Barcelona. Nessa fotos estou com meus amigos ;)
As igreja terá 18 torres, todas com mais de 100 metros (uau!) e representarão, quando prontas,  representarão os 12 apóstolos, os 4 evangelistas e a mãe de Deus. A última e mais alta representará Jesus. É uma obra e tanto! Maravilhosa. A entrada custa €12 aproximadamente e fica ao lado do metrô Sagrada Família.
Outro local apaixonante é o Bairro Gótico. É o coração do centro antigo de Barcelona e preserva muito da arquiterura e traçados medievais com suas ruelas sombrias nos levando a uma viagem no tempo. Foi aqui que os romanos fundaram essa linda cidade sob o comando do imperador Augusto (27 a.C - 14 d.C). Apaixonante não é mesmo?
Saindo do bairro Gótico fui conhecer a parte moderna da cidade onde está a Vila Olímpica e a estação de metrô de mesmo nome, basta sair e seguir na direção dos prédios mais altos (não esqueça que Barça sediou as Olimpíadas de 92). 
Acho que havia paparazzi lá! rs O dia estava lindo e fazia uns 16 graus. A água estava bem gelada mas menos do que na Irlanda. Bom, eu entrei e o Vinícius também. Ele foi mais esperto do que eu e entrou de cueca. Aliás, é normal e havia uns senhores de cuequinha tomando sol e umas senhoras fazendo topless também. De qualquer maneira as pessoas ficaram surpresas ou comigo que estava na praia de calça ou com ele que estava de nesse estado (duvido... já que é normal) e ficaram olhando, vide o rapaz ali atrás se esforçando para entender a situação. Tudo bem, é Europa, é o Mar Mediterrâneo, tô longe de casa e mico todo mundo paga. Mas ir na praia e não entrar na água, só na Irlanda. haha
Vestido e seco fui visitar o Castelo de Montjüic. A entrada é gratuita  mas não há muito para se ver mas para se ver a partir dele, a paisagem. De lá é possível ver toda Barcelona sendo banhada pelo Mediterrâneo.
Vista do sol se deitando sobre a capital catalã.
O ponto alto foi aqui. Eu estava sozinho e andando pelo parque quando vi uma fila no Museu Olímpico de Barcelona. Como bom brasileiro resolvi entrar na fila e ver o que era e vi que a taça do mundo de futebol estava lá!! Apesar de não ser fanático por futebol é a taça do mundo. Vale lembrar que a Espanha a levou na última copa em 2010, na África do Sul. Logo depois o museu fechou sendo eu um dos últimos da fila. Resultado: pude ficar bastante tempo ao lado dela para passar a mão, beijar, tirar fotos e até erguer seus 5kg e ouro. Não é réplica, veja mais aqui.
Na volta ainda puder ver da janelinha as montanhas cobertas de neve :)
Dicas
- Barcelona é uma cidade plana e ortogonal, ou seja, com ruas retas. Isso facilita muito as caminhadas e prefira esse meio de locomoção para apreciar a arquitetura catalã;

- Em Barcelona há o ônibus de turismo que custa €22 euros por dia ou você pode optar pelo passe ilimitado de metrô, ônibus, funicular, trem, etc e custa €11,50 para dois dias. Eu optei pelo passe, pois o metrô cobre toda a cidade e você ainda pode conhecer a rotina diária dos Barcelonenses.

- O hostel em que fiquei é o Ramblas y Catalunya, localizado na Rambla Catalunya. Não recomendo pois é bem ruim, porém a localização é ótima. Opte por se hospedar na região da La Rambla, Rambla de Catalunya ou Paseig de Gràcia, bem no centro;

- Para chegar no Parc de Montjüic, vá de metrô até a estação Paral-Lel e pegue o funicular para subir o morro (a vista vale a pena). Circule pelo morro e suas ladeiras,mas vá preparado, são LADEIRAS!;

- Passe ao menos dois dias inteiros para conhecer a cidade;

- Por fim, não deixe de ir a Barcelona. Eu voltarei!

Espero que tenham gostado, até a próxima!

2 comentários:

Rodolfo Collin disse...

Que sensacional, cara!
Já que é um destino pra voltar eu te convido pra fazer essa viagem comigo qdo eu for, topas? rs.
Adorei a foto de LOST. Eu sou apaixonadissimo por Lost mas não sabia da existencia desse lugar. To louco pra ir! :)

Abração e parabéns pelas viagens!

Sávio disse...

Olá, Rodolfo! :)

Nem precisa falar duas vezes!
Barcelona mexeu comigo como nenhuma outra cidade o fez, nem Dublin!

É só fuçar no site da Ryanair e na primeira promoção estamos lá :D

Obrigado!