quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Voltando ao Brasil, aprendizado.

Olá!

O post dessa vez vem de terras brasileiras! Isso mesmo, voltei, mas de férias, calma :)

Esse é um dos posts mais importantes e surpreendentes para mim, depois de um tempo na Europa é legal voltar e ver as diferenças com outra percepção. De cara tenho que dizer, estou com saudades da ilha! (haha) Mas ao mesmo tempo já bate uma saudade daqui!

Quando a gente chega no exterior é normal comparar os dois locais e normalmente a gente vê o lado positivo da Irlanda, o respeito pelo cidadão, a educação das pessoas, o funcionamento e comforto dos serviços e etc, o Brasil, porém, acaba ganhando uma imagem negativa, comigo foi assim e eu não gosto de calor. Logo do avião, chegando em Guarulhos o choque foi ver favelas, ruas sem asfalto, uma cidade fora do padrão que nos acostumamos. É bem triste e a vontade foi de voltar. A chegada no aeroporto foi bem emocionante, minha mãe já estava lá aos prantos antes mesmo de eu chegar, mas tudo bem tranquilo. O choque seguinte foi o calor, coisa que eu detesto, mas não estou reclamando, ao contrário, estou curtindo já que são só duas semanas :)

Eu e o "craic" em São Paulo.

Chegada em casa e rever a família e amigos foi ótima e ao mesmo tempo estranho, me senti visitante mesmo em casa, mas durou três dias haha No dia seguinte eu não me sentia seguro andando na rua, mas como não vi nada de mais me senti tão seguro quanto quando fazia turismo pela Europa e a experiência quase não foi das melhores ao tentar tirar umas fotos no centro de São Paulo, mas saiu tudo bem. 

Pior foi ver crianças pedindo dinheiro e comida na rua, pessoas em condições precárias vivendo na rua, sobretudo no centro e ainda vi um cara ser assaltado na minha frente! Uma pena, mas apesar de tudo isso em pouco tempo eu caí na minha rotina de antes de viajar e passei a fazer as mesmas coisas que fazia antes. A sensação mais estranha foi sentir que eu passei férias na Irlanda e que isso foi há muito tempo e faz só uma semana que estou aqui mas a impressão é de meses.

O padrão de beleza das cidades europeias é completamente diferente das brasileiras, normal, e no começo eu achei meio estranho, feio até, mas agora eu vejo como algo que pertence ao nosso país, é parte da nossa cultura. Não que seja aceitável, mas é algo nosso. Interessante, a percepção das coisas mudam, e muito e chega a ser inaceitável ver alguém falando tão mal daqui (como ocorreu durante uma conversa) sem nunca posto os pés lá fora, a visão de um mundo perfeito lá fora é tão fútil pra falar a verdade.

Sabemos que lá não é perfeito também e que aqui ainda há muitos defeitos, estamos anos-luz atrás da Europa em muitos aspectos, as coisas não mudaram, e nem poderiam em tão pouco tempo, as pessoas ainda são extremamente mal educadas para entrar no metrô por exemplo, ainda temos muito, mas muito para mudar, porém não é o fi do mundo e eu vim aqui para aprender isso. Engraçado como isso contradiz  alguns dos meus posts anteriores e como disse uma amiga, a gente vê que não é tão ruim assim!

Eu, porém, estou com saudades da ilha e não vejo a hora de voltar! E continuar minha Irish Experience.

Até a volta, na Ilha :)

7 comentários:

Luciana Sousa disse...

Olá, tudo bem?

Gosto mt do seu blog, sempre leio os seus posts e sou sua seguidora. Aproveite bastante o Brasil, vc definiu mt bem os sentimentos que temos quando estamos de férias no Brasil, tive sensações bem parecidas com as suas quando eu fui tb. Hj aqui fez 14º, parece até que estamos no verão Irish, haha.

Tb escrevo um blog sobre minhas experiências na Irlanda, gostaria de trocar links?

Att,

Luciana Sousa
www.jornadapelairlanda.blogspot.com

Sávio disse...

Oi Luciana,

Obrigado pelo comentário e por acompanhar o blog! :)
É bem legal saber a opinião de outros leitores sobre as impressões que eu tenho. E quanto ao calor, eu prometi que enviaria um pouco do calor brasileiro para a Irlanda, parece que funcionou.
Colocarei seu blog no meu blogroll, ok?

Abraços,

Marcondes

Talita Venancio Xavier disse...

Sávio, leio seu blog sempre, acho muito bacana como você descreve as coisas da Irlanda, estou aqui um mês e também vejo muito isso que você falou, talvez eu volto de férias em Dezembro para o Brasil, com certeza verei muuuitas diferenças e o que eu não sinto falta do Brasil é o calor... aaafff! Boas férias aí!

Sávio disse...

Oi Talita,

Obrigado pelo comentário Letícia :)

Seja bem-vinda à ilha, com o tempo você perceberá muitas mudanças, a gente aprende e cresce muito. Até dezembro vai demorar mas se puder vir, eu recomendo uma vez que o fim do ano na ilha é meio triste com os dias tão curtos e sem muito o que fazer. Visitar o Brasil foi uma excelente experiência :)

Boa sorte na ilha e quarta estou aí!

Abraços,

Sávio

Manu Martins disse...

eu lembro que fiquei perdida ao voltar pra Dublin ano passado... os dias no brasil foram normais, nada de especial, mas a saudade q bateu ao voltar pra Ilha... nossa, foi horrivel.
Nao qro nem ver como vai ser em outubro qnd eu for visitar mais uma vez :)

Sávio disse...

Oi Manu,

Pois é, aqui não teve nada de extraordinário, a gente cai na rotina em três dias! Estou pensando mesmo na volta e (re)adaptação em Dublin. Mas vamos que vamos!

Abraços

Mariana disse...

Oi... estou pensando em ir para Irlanda.. mas só daqui a um ano e meio mais ou menos.. preciso dterminar minha faculdade primeiro. Mas acabei de ler todos os pots do teu blog e simplesmente ADOREIII.. serio mesmo.. acho que vai me ajudar bastante...
mas em o que você trabalha lá agora? qual os cursos que fez? ainda estuda no SEDA? ou já mudou para outro lugar?

valeu..